O vereador Cláudio Tinoco, líder do União Brasil na Câmara Municipal de Salvador, usou as redes sociais nesta quinta-feira (13) para relembrar os quatro anos sem o funcionamento dos trens do Subúrbio. Em um vídeo simbólico, ele exibiu um bolo para marcar a data e criticar a paralisação do serviço.
Tinoco destacou que, há seis anos, o então governador Rui Costa (PT), hoje ministro da Casa Civil, assinou o contrato para a construção do VLT do Subúrbio. No entanto, os trens foram retirados de circulação e a população ficou sem transporte, já que o novo modal nunca saiu do papel.
“Estamos aqui cantando parabéns para lembrar o ex-governador Rui e o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) de que está na hora de finalizar essa obra e entregar um verdadeiro VLT para o povo da Bahia”, declarou o vereador.
Em dezembro do ano passado, durante visita ao canteiro de obras do VLT, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que os primeiros testes do modal devem começar apenas em 2026. Ele rescindiu o contrato com a Metrogeen Skyrail, empresa responsável pelo projeto inicial na gestão de Rui Costa, e, em junho do ano passado, três consórcios formados por nove empresas venceram a nova licitação.