Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

/
/
Facções em guerra: CV promete tomar cidades do Recôncavo Baiano
CONECTA LEM - BLOGS_BAIXE O CONECTA LEM - BLOG 920X180px

Facções em guerra: CV promete tomar cidades do Recôncavo Baiano

O Recôncavo vive dias de tensão. Após um comunicado do Bonde do Maluco (BDM) impor restrições à circulação de moradores em Muritiba e Cachoeira, novas informações indicam que o Comando Vermelho (CV) estaria se articulando para tomar o controle de cidades da região.

De acordo com o Jornal Correio, circula nas redes sociais uma mensagem atribuída ao grupo criminoso, na qual integrantes afirmam que irão “tomar as cidades de Cachoeira e Muritiba”. O texto é assinado por membros que se identificam como “Tropa do CV”, sob os codinomes Javali, Mago e Urso, e afirma já haver controle sobre São Félix.

“Estamos guerreando para trazer a paz e retirar esses opressores”, diz o comunicado, numa tentativa de justificar a escalada de violência entre as facções.

O alerta surge poucos dias após o “toque de recolher” imposto pelo BDM, que chegou a suspender aulas em uma universidade local e paralisou o comércio em diversos bairros.

Com a proximidade da 13ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) — prevista entre 23 e 26 de outubro —, cresce a preocupação com o impacto da disputa territorial entre facções sobre a segurança da população e o funcionamento de eventos culturais e turísticos da região.

A intensificação dos confrontos no Recôncavo evidencia a fragilidade das políticas de segurança pública e o desafio das autoridades em conter o avanço do crime organizado fora da capital.