Na busca por respostas concretas para um dos maiores desafios da Bahia — a violência — o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, prepara um evento estratégico sobre segurança pública, marcado para o dia 5 de junho, na capital baiana.
Com um cenário local marcado por estatísticas alarmantes de homicídios, crescimento do crime organizado e uma crise na política de enfrentamento à violência, a proposta do encontro vai além do debate: é também uma sinalização clara da construção de uma agenda de oposição ao governo Jerônimo Rodrigues (PT).
A mesa de convidados chama atenção pela força política e simbólica. Estarão presentes:
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), médico, ex-deputado e nome cotado para a disputa presidencial em 2026;
O senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça, que continua atuando como uma voz influente em temas ligados ao combate ao crime;
E o ex-policial do BOPE Rodrigo Pimentel, autor do livro Elite da Tropa e referência nacional na área — conhecido por ter inspirado o icônico personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite.
A iniciativa de ACM Neto visa construir uma alternativa ao modelo atual de segurança na Bahia, que tem sido criticado pela ausência de resultados consistentes, mesmo após anos de domínio do PT no estado. O evento também marca o início de uma nova etapa de mobilizações que devem culminar na rearticulação da oposição baiana de olho nas eleições de 2026.
Em um estado que lidera rankings de homicídios e mortes de policiais, o encontro chega como um respiro de debate público qualificado — e pode acender novos focos de discussão sobre como (re)estabelecer a ordem em meio ao caos que se instalou.