Áudio expõe Lula no G7

O presidente Lula (PT) voltou a chamar atenção no cenário internacional após uma conversa capturada em áudio durante o encontro do G7. No diálogo, registrado pela agência Associated Press, Lula afirmou que “nunca foi esquerdista”.

A fala aconteceu nesta quarta-feira (17), durante conversa com Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, e Friedrich Merz, chanceler da Alemanha. O tema era política internacional, incluindo o cenário dos Estados Unidos.

Durante a conversa, Lula disse que “o mundo não é de esquerda” e completou afirmando que “o mundo é do caminho do meio”. A declaração veio após a chefe do FMI comentar que havia expectativa de que o primeiro mandato do petista, em 2003, fosse marcado por uma postura mais esquerdista.

Lula então rebateu: “Nunca fui esquerdista”.

O presidente justificou a afirmação citando sua trajetória como dirigente sindical. Segundo ele, nos anos 1980 chegou a ser chamado de “anticomunista” por ter recusado uma viagem à União Soviética. Lula também afirmou que mantinha boa relação com o sindicalismo alemão, italiano e com a UGT da Espanha.

A declaração tem peso político porque Lula construiu sua carreira dentro do PT, partido historicamente associado à esquerda brasileira. Ao dizer, em um ambiente internacional, que nunca foi esquerdista, o presidente tenta reforçar uma imagem mais moderada diante de lideranças globais.

O G7 reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Lula participa do encontro como convidado e também tratou de temas como inteligência artificial, regulação das redes sociais, proteção de menores na internet e críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na prática, a fala expõe uma tentativa de Lula de se apresentar ao mundo como um líder de centro e negociador. Mas, no Brasil, a declaração deve render debate: afinal, depois de décadas discursando para a esquerda, Lula agora diz que nunca foi esquerdista.

Deixe um comentário