O Carnaval da Bahia 2025 superou expectativas e bateu recordes de visitantes e impacto econômico. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a festa atraiu 3,5 milhões de turistas, resultando em uma injeção de R$ 7 bilhões na economia baiana. Os números são superiores aos de 2024, quando foram registrados 3 milhões de visitantes e R$ 6,6 bilhões em receita.
Um dos destaques deste ano foi o crescimento do turismo internacional. O número de estrangeiros que vieram curtir o Carnaval na Bahia aumentou 16% em relação ao ano anterior. Grande parte desses turistas desembarcou nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, além do porto da capital. O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) também registrou um crescimento de 30% no número de atendimentos a estrangeiros de diversas partes do mundo.
A hotelaria também teve uma ocupação histórica, atingindo uma média de 94% em Salvador, com picos de 100% nos estabelecimentos próximos aos circuitos da folia. No interior, onde 130 municípios realizaram festas apoiadas pelo governo do estado, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 91%.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números comprovam a crescente internacionalização do Carnaval baiano. “Com a ampliação da conectividade aérea do estado com América do Sul e Europa, tivemos um número recorde de voos da Argentina, Chile e Uruguai para o Nordeste, além de conexões estratégicas com Lisboa, Madri e Paris. O resultado foi uma presença massiva de estrangeiros, consolidando a globalização do Carnaval da Bahia”, destacou.
Além disso, durante a folia, o secretário se reuniu com Hugo Clarinda, secretário de Turismo de Curaçao, para discutir um possível intercâmbio turístico entre a Bahia e o país caribenho. Com culturas semelhantes e um fluxo crescente de turistas entre as regiões, o diálogo pode resultar na criação de um voo direto ligando os dois destinos.
Com recordes de público e receita, a festa de 2025 reforça a posição do Carnaval da Bahia como uma das maiores celebrações do mundo, atraindo cada vez mais visitantes internacionais e consolidando-se como um evento globalizado.