Os recém-eleitos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), terão um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto. A reunião servirá para que o governo apresente sua agenda prioritária para 2025.
Motta e Alcolumbre foram eleitos no sábado (1º) com ampla votação e contaram com apoio do governo e da oposição. No entanto, seus discursos de posse indicaram uma relação ainda incerta com o Executivo.
Alcolumbre destacou que adotará “um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado”, ressaltando que “nem sempre agradaremos a todos”. Já Motta defendeu um “Parlamento forte”, com foco na estabilidade econômica e na valorização das emendas parlamentares – um tema que promete gerar debates ao longo do ano.
A reunião com Lula antecede a abertura formal dos trabalhos do Congresso, marcada para a tarde desta segunda-feira. Na ocasião, Motta e Alcolumbre devem fazer novos discursos, nos quais podem enviar recados ao governo e ao Judiciário.
Lula não comparecerá à cerimônia, sendo representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda). Rui Costa será responsável por entregar a tradicional “mensagem do Executivo” ao novo comando do Congresso, documento que traz um balanço do último ano e diretrizes para os próximos meses.
De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entre as prioridades do governo para 2025 estão medidas para estimular investimentos e empreendedorismo, além da discussão do novo Plano Nacional de Educação (PNE).