O Ba-Vi 500

Um dos principais clássicos do país chegará ao número 500 neste sábado dia 1 fevereiro as 16:00 horas com Transmissão da TVE para todo estado e TV BRASIL para todo Brasil . Bahia e Vitória irão protagonizar um Ba-Vi histórico pela 6ª rodada do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova, com mando tricolor. E a vantagem no retrospecto geral, até o momento, é do Esquadrão, apesar do equilíbrio de resultados nos últimos encontros. Mas, para além dos placares, o fator casa, finais vencidas e gols marcados também fazem parte da história da rivalidade.

Do primeiro encontro, ainda em 1932, até o momento, a vantagem – larga – é do Tricolor. São 194 triunfos contra 153 do Leão. Ainda, 152 clássicos terminaram empatados. No recorte dos últimos 15 jogos, no entanto, um equilíbrio desenhado: quatro vitórias para cada lado e sete empates. No mais recente encontro, deu Bahia, com um 2 x 0, em casa, no returno do Brasileiro da Série A de 2024. A última final, contudo, foi vencida pelos rubro-negros, que levantaram a taça estadual.

Hoje depois de muitos anos, podemos dizer que estamos a espera de um dos melhores clássicos em termos técnicos e financeiros dos últimos anos, pois os dois times estão entre 2 e 3 seguidos na Serie A, o Bahia com mais de 200 milhões de gastos pelo grupo City e de volta a Copa Libertadores após 35 anos de espera, que o Vitoria em uma recuperação de identidade com sua torcida, Mais estável, preparando para uma SAF no futuro, e de volta Copa Sul Americana.

O Bahia é o favorito por jogar em casa, com mais de 40 mil tricolores ao seu favor, mas clássico hoje em dia, o vencedor só sai apenas após o apito final. A Semana do Tricolor está mais tranquila do que a do Rubro-Negro, devido ao episódio do Lucas Esteves, e Carpini já garantiu, que ele vem treinando bem e irá jogar. Vamos ver se Rogerio Ceni irá inventar novamente. Eu espero um belo jogo no domingo, e claro que o meu Vitoria possa ganhar mais na Casa de Praia, para garantir a classificação antecipada as Semi-Finais do Campeonato Baiano.

Por Soberano