A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o biênio 2025-2027 acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 14:30. O ato de convocação foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (3).
Na ocasião, serão definidos os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário, 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º vice-presidente, 3º secretário, 4º vice-presidente e 4º secretário. Além dos nove integrantes, cinco suplentes também serão eleitos. A definição da Mesa Diretora ocorre respeitando a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares.
Hoje no dia 30/01/2025, o que está acontecendo é o seguinte, na lei e constituição, O Supremo Tribunal Federal deverá anular e impedir um terceiro mandato consecutivo do deputado estadual Adolfo Meneses. O Governador da Bahia quer colocar o deputado estadual Rosemberg Pinto do PT como primeiro vice-presidente, que supostamente assumiria o lugar de Adolfo num prazo indeterminado. O problema é que grande parte da base aliada quanto a oposição não quer que o Legislativo estadual fique sob controle de um petista.
Devido a este impasse, o Senador Ângelo Coronel que segue firme e forte pela disputa por direito a sua reeleição a Senado, já começou a fazer as suas jogadas estratégicas, visando garantir o comando da Assembleia para um dos herdeiros, o deputado estadual Ângelo Filho (PSD). Mas para isso é preciso mudar o Regimento Interno da Casa, que é omisso sobre a necessidade de eleição suplementar quando os presidentes são impedidos de permanecer no posto por, ordem judicial.
Na segunda feira dia 20, senador Otto Alencar confirmou a candidatura de Adolfo Meneses com apoio de Rosemberg a vice com seguinte condição da inclusão da eleição automática no Regimento Interno. A medida seria umas formas para compensar o Senador Ângelo Coronel que está sendo muito firme, corajoso e valente nas disputas pela manutenção do seu espaço. No Xadrez existe uma máxima “Na partida, ganha quem erra menos e não quem acerta mais” O Senador Ângelo Coronel já antecipou suas jogadas, montou suas estratégias e está pronto para ganhar esta partida. Agora a tarde acabamos de saber da desistencia do deputado Rosemberg, o que significa que a jogada de Coronel em junto com a oposição deu certo. CheckMate! Acusaram o Golpe!!! Vamos Aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Por Soberano